CLÁUDIO AJUDA-ME

… ‘O meu namorado não quer casar!’ (Ajuda-me Cláudio!)

Por

‘Cláudio, vivo preocupada com a minha relação. Tenho 34 anos, já namoro há quase quatro anos e ainda não me casei, nem sei se o vou fazer, porque o meu namorado não quer casar e nem sequer vivemos na mesma casa. Ele é mais velho que eu dois anos e ambos temos profissões estáveis. Será isto normal?’

Marta, Penafiel

Olá Marta!

Não imagina as vezes que se dirigem a mim nas várias plataformas com o mesmo ‘dilema’ ‘ele/ela não quer casar’. Vou responder-lhe com toda a verdade que sinto:

Eu não acho o casamento algo fundamental. Não acho que a felicidade de um casal dependa de assinar um papel. Mas entendo o seu ponto de vista. No entanto, a Marta vai ter que fazer um ‘esforço’ para entender as razões do seu namorado para que, apesar de terem a vida resolvida, ele não querer casar. Pode não ter sido nunca o sonho dele, e aí não acredito que a Marta queira que ele case só porque sim. Não faz sentido, não é? Talvez a solução passe por tentarem os dois encontrar uma situação que vos seja favorável. Eu aconselhava uma boa conversa e talvez decidirem convidar alguns amigos muito próximos do vosso amor, e oferecer-lhes uma festa de modo a que seja uma ‘celebração oficial’ do vosso estado de alma, o que muitas vezes faz falta à relação, e acho que é disso que a Marta precisa. Como se fosse necessário mostrar que está feliz com o homem que ama. Desta forma, não tem o ‘peso’ do casamento, mas tem a boa energia da celebração do amor. Não ache que é menos amada porque o seu namorado não quer casar. O amor não depende, nem se mede pelo casamento e muito menos por viverem ou não na mesma casa.

Espero ter ajudado e agradeço a confiança. Não desista nunca de amar!

Obrigado, Eu!

 

Leiam também um destes artigos: